|

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Projeto prevê punições para estudante que desrespeitar professor

Um projeto de Lei que tramita na Câmara dos Deputados prevê punições para estudantes que desrespeitarem professores ou violarem regras éticas e de comportamento nas instituições de ensino. De autoria da deputada Cida Borghetti (PP-PR), a proposta será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família, de Educação e Cultura e de Constituição e Justiça. As informações são da Agência Câmara.De acordo o projeto de Lei 267/11, em caso de descumprimento das regras escolares, o estudante infrator ficará sujeito a suspensão e, na hipótese de reincidência grave, será encaminhado à autoridade judiciária competente.A proposta muda o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90)para incluir o respeito aos códigos de ética e de conduta como responsabilidade e dever da criança e do adolescente na condição de estudante.Segundo a deputada Cida Borghetti, a indisciplina em sala de aula tornou-se algo rotineiro nas escolas brasileiras e o número de casos de violência contra professores aumenta assustadoramente. Ela diz que,além dos episódios de violência física contra os educadores, há casos de agressões verbais, que, muitas vezes, acabam sem punição.

2 comentários:

Cidadão Araçatuba disse...

Excelente projeto, mas enquanto não "baixarem" a maioridade penal, pouca coisa poderá ser feita. Essa pedagogia do arrependimento que vem sendo praticada, aliado ao acesso dos jovens a jogos e programas pouco educativos, e somado a ausência dos pais na família, provocaram essa onda que vem devastando nosso sistema educacional, sem falar é claro, da sobrecarga dos professores em períodos dobrados não é?.
Não sou educador (formal não!) sou apenas pai, e vejo o quanto a falta de limites é perigosa na escola.
Legal seu blog, assunto pertinente, mas passei também para deixar um abraço da Cia dos Blogueiros, seja bem-vindo!
Abração!

9 de julho de 2011 às 14:23
Márcio Alexandre disse...

Valeu companheiro, obrigado pela visita, na verdade o que se tem feito são combater as consequências, no lugar de corrigir as causas, eu sou educador de formação e sinto na pele cada dia o aumento da violência, na verdade já sentimos na pele isso, mas, é como vc bem explicitou dizer, a ausência de tanta coisa faz com que nosso sistema educacional esteja literalmente a beira de um colapso!

10 de julho de 2011 às 08:43

Postar um comentário

 
Educação em Xeque | by TNB ©2010